Projeto Scratch amplia atendimento e já contempla aproximadamente 200 alunos



Iniciado em 2013, o projeto Scratch encerra o primeiro semestre de 2015 com aproximadamente 200 alunos da rede municipal de ensino contemplados. A inclusão da ferramenta como instrumento pedagógico atende solicitação apresentada pelo prefeito Roberto Hashioka à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec).
“O Núcleo de Tecnologias Educacionais do Município, o NTM, é o órgão responsável pelo desenvolvimento do projeto. Temos tido uma constante preocupação em aperfeiçoá-lo pedagogicamente, tornando-o uma ferramenta que auxilie o processo de ensino-aprendizagem”, observou Welinton Bachega, coordenador do NTM.
O profissional complementou que desde a implantação o Núcleo de Tecnologias Educacionais tem procurado atender um número cada vez maior de estudantes. “Em 2014, por exemplo, foram atendidos 120 e, neste ano, já ampliamos para aproximadamente 200 alunos”, afirmou. 
Para fazer um balanço das atividades, o NTM realizou o 1° Encontro Semestral do Projeto Scratch 2015. O evento realizado na Sala de Formação da Semec, no novo prédio da Prefeitura, reuniu toda equipe pedagógica do NTM e os professores-multiplicadores das Salas Municipais de Tecnologia.
O encontrou contou ainda com a participação do professor Rodrigo Duran e do estudante João Vitor D’Alkmin Basso, ambos do IFMS, que apresentaram iniciativa desenvolvida na disciplina de Algoritmo, em que o Scratch foi utilizado para auxiliar na compreensão da linguagem de programação de maneira mais lúdica e expressiva. 
Na sequência, os professores das Salas de Tecnologia expuseram os trabalhos elaborados pelos alunos durante as aulas semanais dedicadas ao Scratch. “Houve bastante interação entre os professores através de propostas e orientações de como lidar com a interface do programa”, frisou Bachega.
Para concluir a reunião, a equipe pedagógica do NTM apresentou sugestões de como trabalhar o projeto Scratch de forma interdisciplinar, envolvendo também os professores regentes com intuito de promover uma aprendizagem mais prazerosa, tornando-a mais eficaz e significativa.