E. M. PROFº JOÃO DE LIMA PAES

Olimpíada de Língua Portuguesa



A Língua Portuguesa é, segundo Olavo Bilac, a “Última flor do Lácio, inculta e bela, és, aum tempo, esplendor e sepultura: Ouro nativo, que na ganga impura a bruta mina entre oscascalhos vela...” (Poesias, 1964) e assim temos por valor a nossa língua mãe. 
Ensinar esta Língua não é tarefa fácil. O trabalho do professor com seus alunos sempre é visto como árduo, sempre atrelado a muita organização, planejamento, avaliações e reorganização do fazer a todo momento, mudando formas de ensinar para fazer com que o aluno consiga estar vinculado ao processo, usufruindo deste aprendizado na sua vida cotidiana.
Com este intuito a Escola Municipal Professor João de Lima Paes desenvolve o ensino da Língua Portuguesa pensando em seus alunos e no seu desenvolvimento intelectual, promovendo um ensino significativo e importante para a formação do caráter e personalidade do educando. O coroamento deste trabalho veio com o resultado das Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, edição 2014, em que das quatro participações que a escola concorreu, classificou-se em primeiro lugar em três categorias, sendo elas: Poema, Memórias Literárias e Crônicas.
Os trabalhos premiados foram coordenados pela professora Maria José Zanqueta eorientados pela professora Msc. Luzia Ottersbach de Souza, na categoria Poema, com otexto “Antigo Vilarejo, da aluna Maria Eduarda Rodrigues do  ano “A; pela professoraElizabeth da Fonseca Silva, na categoria Memórias Literárias, com o texto “Meus Temposde Escola, da aluna Maria Caroline M. Cavalcante do  ano “C; e pela professora ElisRegina Pereira Dias, na categoria Crônica com o texto “O lado Bom da Vida, da alunaGabrielle Rios Rodrigues do  ano “A.
Com este resultado estes trabalhos concorrem agora a nível estadual, com os demais textos vencedores em seus municípios