Nova Andradina investe em formação tecnológica educacional


A oficina pedagógica abordou a Edição de Livros Interativos Multimídia (EDILIM), para a criação de materiais educativos que permitem desenvolver atividades para diferentes disciplinas e adaptar o conteúdo para o nível educativo desejado. 
De acordo com Rosvely, a formação tem como proposta capacitar os educadores para um melhor trabalho no processo de ensino, que está cada vez mais voltado à tecnologia. “O uso destes recursos digitais aprimora o processo de ensino e aprendizagem, incentiva a participação dos alunos em sala de aula e aproxima professor e alunos para atingirem os objetivos e metas traçados mediante à proposta curricular”, apontou. 
 Para o coordenador do NTM, Welinton Bachega, a iniciativa contribui para que os educadores se apropriem das ferramentas e conteúdos e também incorporem as tecnologias educacionais à rotina escolar. “Os profissionais que atuam no NTM possuem habilidades didáticas e experiências técnico-pedagógicas, além de conhecerem a realidade das escolas envolvidas no projeto, o que contribui para que as aulas se tornem mais dinâmicas, atraentes e lúdicas”, frisou. 
 “Em Nova Andradina, diante da realidade voltada à tecnologia, os professores incentivam o uso de novos recursos tecnológicos, ferramentas e plataformas educacionais em sala de aula. Para isso, a rede municipal de ensino investe na formação do educador e na ampliação de seus conhecimentos tecnológicos, fator que promete atrair o interesse e despertar habilidades dos alunos que estão ‘antenados’ nas redes sociais”, completou o prefeito Roberto Hashioka. 
 Com 100% das Salas de Tecnologia em funcionamento, o município investiu recentemente na aquisição de novos equipamentos, além de recursos revertidos à ampliação e melhor conexão de internet na área rural e a oferta de cursos de informática pelo Centro Municipal de Inclusão Digital (CEMID), que torna o município referência no segmento. 
 Além de cursos para educadores, o Núcleo de Tecnologia Municipal está à frente de visitas e acompanhamento de trabalho nas Salas Municipais de Tecnologias nas áreas urbana e rural do município.
 O NTM também atua no auxílio quanto à elaboração de relatórios e planejamentos pedagógicos, em conjunto com a coordenação pedagógica das escolas, e é responsável pelo monitoramento do ambiente virtual colaborativo Wikispaces das escolas, enfocando as atividades desenvolvidas, notícias e informações sobre as unidades de ensino, além de blogs educacionais dos colégios.