E.M. PINGO DE GENTE - POLO

11/11/2013 15h01
Escola Pingo de Gente desenvolve projeto ''Blitz do Transito''
Da Assessoria
Imagens: Natalho Cuer
Com o tema “Educando, Conscientizando e Interdisciplinando com o Transito”, a Escola Municipal Pingo de Gente, em Nova Andradina, promoveu uma série de atividades educativas e de conscientização.
Com o apoio do Governo Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Semec), a ação foi desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, da professora Regina Mendes Barbieri.



O trabalho foi desenvolvido em parceria com as acadêmicas de Pedagogia Juliana Domingos da Silva e Salete dos Santos. As ações também contaram com a participação do Cabo PM Aragão, da Patrulha Escolar, e do agente de trânsito Rodinei Taveira.
De acordo com as educadoras, o principal objetivo do projeto foi o de desenvolver atividades educativas e de conscientização para os alunos, possibilitando a reflexão sobre educação e segurança do trânsito.



Cantinho da leitura do 2º ano D

O cantinho da leitura foi inserido na sala do 2º ano para ressaltar a importância da literatura infantil no desenvolvimento da criança de forma prazerosa, agradável, mas sem deixar de trabalhar a parte intelectual e psicomotora.

Não é nato do
 ser humano gostar de ler, portanto é necessário um estimulo constante a esta prática; estímulo este que não deve se restringir apenas ao mundo escolar, mas desde muito cedo. Nessa perspectiva, a literatura infantil é a base norteadora deste processo.
Através da literatura infantil, a criança começa a interagir com outro mundo que vai além do seu, no qual ela pode imaginar e sentir-se o próprio personagem da história que se descortina à sua frente, sendo assim a criança viaja pelo mundo da imaginação.
Além da atividade de leitura ser sem dúvida, uma atividade prazerosa, ela também será decisiva na prática da escrita da criança, pois quando se pratica bastante a leitura, o ato da escrita também é facilitado.
Desta forma o cantinho da leitura oferece um horizonte de criatividade e fantasia, enquanto ficção, solidarizando-se com o mundo da literatura infantil, pois com este mundo encantador, a criança fantasia e desperta a imaginação pelo desconhecido, convertendo assim o habito da leitura, uma das metas prioritárias do ensino. Sendo que a leitura de histórias pode ser uma forma de brincar com as palavras e figuras, e é uma atividade prontamente prazerosa para as crianças, que precisam estimular cotidianamente sua prática de leitora, aprimorando seus conhecimentos.


Projeto executando pelas professoras:
Marlene Aparecida Veiga Silvério e
Keli dos Santos Omito