Núcleo Municipal de Tecnologias promove capacitação do software Hot Potatoes



A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec), através do Núcleo Municipal de Tecnologias (NTM) promoveu mais uma capacitação aos professores da Rede Municipal de Ensino, com o intuito de ampliar a variedade de ferramentas tecnológicas disponíveis aos docentes como forma de contribuir na melhoria da qualidade do ensino.
O Hot Potatoes é um software educacional canadense, criado pela Universidade de Victoria. Compreende um pacote com cinco ferramentas de autoria (JCloze, JCross, JMatch, JMix e JQuiz) que permite ao professor a elaboração de atividades interativas, sendo elas palavras cruzadas, exercícios de preenchimento de lacunas, associação de colunas, múltipla escolha, ordenação de palavras ou frases etc, através da inserção de textos, imagens, vídeos, temporizador entre outros.  Os arquivos são disponibilizados em formato html podendo ser incorporados em páginas da internet ou usados offline.
A capacitação foi ministrada pela professora multiplicadora pedagógica do NTM, Karina Castro, no intuito de disponibilizar recursos para que o educador possa aprimorar a sua prática pedagógica, possibilitando-lhes a elaboração de atividades de sua própria autoria e consequentemente a produção de aulas mais dinâmicas, que estimulem o discente a se dedicar com mais prazer à prática diária de estudar.
Esta é a primeira etapa, de outras quatro que virão, visto que o programa possui cinco ferramentas diversificadas. A qualificação iniciou-se com o uso da ferramenta JQuiz, atendendo primeiramente os professores das salas municipais de tecnologia (SAMTECs) e estendendo-se posteriormente aos demais professores da Rede Municipal de Ensino.