NTM realiza a 3ª Edição da Semana de Tecnologia Educacional


            A 3ª edição da Semana de Tecnologia Educacional, aconteceu de 22 à 26 de outubro de 2018, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, paço municipal, na sala de formação do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal- NTM.
Durante esta semana, foram oferecidas nove opções de oficinas pedagógicas voltadas as novas tecnologias. As oficinas foram ministradas pelos professores multiplicadores das salas de tecnologias educacionais municipal- SAMTECs e foram ofertadas para os profissionais de educação das redes municipal, estadual e privada, nos turnos vespertino e noturno.
 Dentre as oficinas que foram ministradas temos:
·  Efuturo- é uma rede social de conhecimento, ensino, aprendizado colaborativo, jogos educativos e espaço literário. É uma plataforma que permite criar turmas, adicionar conteúdos e gerenciar alunos.
· Socrative- é um software gratuito e online para apoiar na aprendizagem através da elaboração de questionários, quizzes, etc, que podem ser usados em uma sala virtual para acompanhamento do desempenho dos alunos em tempo real.
· Google Slides- é um recurso do google que oportuniza a criação de slides, colocar efeitos de transição, escolher layout, plano de fundo, tema, compartilhar, manuseio e planejamento de atividades que utilizem apresentações google.
·  Google Forms- é uma ferramenta do google que possibilita criar avaliações online, construir pesquisas, enquetes, coleta de opiniões, emails e informações de contato de forma simples e rápida.
·  Google Agenda- é um serviço de agenda e calendário online, também oferecido pelo google, que possibilita adicionar, controlar eventos, compromissos, compartilhar a programação com outras pessoas, agregar à sua agenda diversas agendas públicas, entre outras funcionalidades.
· Educaplay- é uma plataforma que permite criar atividades multimídia educacionais, como mapas, enigmas, palavras cruzadas, diálogos, ditados, letras e palavras de ordem, relacionar, sopa de letrinhas e testes.
· Quizlet- é uma plataforma onde é possível praticar e aprender aquilo que você trabalha em sala de aula através da criação de seus próprios cartões e listas de estudos ou da escolha dentre milhões de listas criadas por outras pessoas. Por ser um aplicativo que promove estudos com cartões, ele torna seus estudos de línguas, história, vocabulário e ciências simples e eficiente.
· Kahoot- é um serviço online que permite criar questionários e jogos do tipo quiz online. Permite a inclusão de imagens e vídeos nas questões e produz todo o trabalho de análise dos resultados no final. Ideal para ser utilizados em dispositivos móveis.
· Goconqr- a plataforma oferece grupos de estudos, onde podemos trabalhar com alunos e professores. Existem milhares de recursos já criados e disponíveis para serem utilizados a qualquer momento.
Para a coordenadora do NTM, todos que lidam com educação precisam estar atentos as tendências mais atuais, e se tratando de tecnologia, ao capacitar-se, os professores entrarão em contato com novas formas de ensinar, além disso, conseguirão atingir seus alunos na medida que se familiarizam com as mídias digitais, tão presentes no dia a dia deles.