Secretários Escolares aprofundam conhecimento sobre uso de software nas unidades de ensino

Na segunda fase de treinamento, secretários escolares da Rede Municipal de Ensino conheceram todas as potencialidades do i-Educar, software livre de gestão escolar




Buscando sempre o que há de melhor em inovação e tecnologia na área da educação, o governo municipal de Nova Andradina realizou nos dias 26, 27 e 28 de novembro, a segunda fase do treinamento para implantação do software livre de gestão escolar, i-Educar.
Este sistema é oferecido gratuitamente às instituições públicas, por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) Campus Nova Andradina /Campus Dourados e Fundação Lemann.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE), Kelle Ester da Silva Souza, no mês de agosto, os secretários escolares da Rede Municipal de Ensino tiveram uma primeira capacitação, onde foi realizada a apresentação geral das funcionalidades do software.
Nesta semana, esses mesmos profissionais das unidades escolares e dos Ceinfs passaram pela segunda fase de treinamentos, ministrado pelo professor Evandro Falleiros, do IFMS-Campus Dourados, na sala de formação do NTE. “Foram três dias de estudos, onde os participantes puderam aprofundar os conhecimentos no uso do software e conhecer todas as suas potencialidades, também moldando essa ferramenta tecnológica às necessidades da educação municipal”, esclarece a coordenadora do NTE. 

As principais funcionalidades do software:
Totalmente online: Acessível de qualquer lugar e com cadastro único do aluno disponível para toda a rede de ensino. Economia de tempo para todos!
Gestão de servidores: Gerenciamento de alocações, afastamentos, substituições, faltas e atrasos, oferecendo uma visão integrada de todos os profissionais.
Sistema de avaliação flexível: Sistema de avaliação e relatórios adaptados para as diferentes realidades, com notas numéricas, conceituais ou avaliação descritiva.
Quadro de horário: Geração de quadro de horário para análise das demandas e disponibilidades de profissionais na rede de ensino em cada período letivo.
Relatórios e indicadores: Vários modelos de relatórios e documentos, boletins,ficha avaliativas adaptáveis a cada município.
Educacenso/INEP: Controle de todas as informações para o Censo Escolar com recursos para importação e exportação automatizada dos dados.