Núcleo de Tecnologias Educacionais Municipal inicia o Projeto Clube de Robótica Sustentável nas unidades da Rede Municipal de Ensino
Desde
o início deste ano, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte
através do Núcleo de Tecnologias Educacionais Municipal (NTM) vem proporcionando
formações sobre Robótica Educacional Sustentável aos professores
multiplicadores das salas de tecnologias educacionais municipais (SAMTECs)
visando o desenvolvimento do Projeto Clube de Robótica Sustentável nas escolas
da rede municipal.
O
projeto, iniciado nesta semana, será desenvolvido nas salas de tecnologias
educacionais municipais- SAMTECs pelos professores multiplicadores com os
alunos do 2º ao 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, objetivando
trabalhar conceitos da Robótica Educacional através de práticas e ações
sustentáveis.
Para
a secretária Giuliana Masculi, a robótica educacional sustentável é uma possibilidade
de estimular aspectos diferenciados e trazer ganhos para os processos de
aprendizagem, já que ela aproxima os alunos da ciência e da tecnologia, áreas
do conhecimento que despertam grande interesse dos estudantes do século XXI.
A
Robótica Sustentável oportuniza o desenvolvimento da criatividade, promove o
aprendizado multidisciplinar, estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico,
torna o currículo mais atrativo, fortalece o trabalho em equipe, incentiva o
protagonismo estudantil, entre outros benefícios, dentre os quais podemos
destacar o desenvolvimento de uma postura responsável em relação à
sustentabilidade, indispensável na formação de adultos com valores e
conhecimentos sólidos a respeito das relações entre o ser humano e o meio
ambiente.
Dentro
dessa perspectiva, o presente projeto visa proporcionar um ambiente de
aprendizagem estimulante e criativo através da interdisciplinaridade promovendo
o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para um maior
engajamento e aprendizado em sala de aula, indo de encontro com a competência
geral 5 da Base Nacional comum curricular- BNCC, que traz a necessidade de
aprender as tecnologias digitais de informação e comunicação, colocando o aluno
como aprendiz ativo e criativo, e não apenas consumidores passivos de
tecnologia.
O
ensino de robótica é uma ferramenta pedagógica poderosa que acompanha as
evoluções tecnológicas e as mudanças na sociedade. As vantagens para o
aprendizado de crianças e adolescentes são inúmeras, não apenas no âmbito escolar,
mas também no desenvolvimento pessoal e social dos alunos, salientou Kelle
Ester, coordenadora do NTM.