Núcleo de Tecnologias Educacionais Municipal inicia o Projeto Clube de Robótica Sustentável nas unidades da Rede Municipal de Ensino

Desde o início deste ano, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte através do Núcleo de Tecnologias Educacionais Municipal (NTM) vem proporcionando formações sobre Robótica Educacional Sustentável aos professores multiplicadores das salas de tecnologias educacionais municipais (SAMTECs) visando o desenvolvimento do Projeto Clube de Robótica Sustentável nas escolas da rede municipal.

O projeto, iniciado nesta semana, será desenvolvido nas salas de tecnologias educacionais municipais- SAMTECs pelos professores multiplicadores com os alunos do 2º ao 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, objetivando trabalhar conceitos da Robótica Educacional através de práticas e ações sustentáveis.

Para a secretária Giuliana Masculi, a robótica educacional sustentável é uma possibilidade de estimular aspectos diferenciados e trazer ganhos para os processos de aprendizagem, já que ela aproxima os alunos da ciência e da tecnologia, áreas do conhecimento que despertam grande interesse dos estudantes do século XXI.

A Robótica Sustentável oportuniza o desenvolvimento da criatividade, promove o aprendizado multidisciplinar, estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico, torna o currículo mais atrativo, fortalece o trabalho em equipe, incentiva o protagonismo estudantil, entre outros benefícios, dentre os quais podemos destacar o desenvolvimento de uma postura responsável em relação à sustentabilidade, indispensável na formação de adultos com valores e conhecimentos sólidos a respeito das relações entre o ser humano e o meio ambiente.

Dentro dessa perspectiva, o presente projeto visa proporcionar um ambiente de aprendizagem estimulante e criativo através da interdisciplinaridade promovendo o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para um maior engajamento e aprendizado em sala de aula, indo de encontro com a competência geral 5 da Base Nacional comum curricular- BNCC, que traz a necessidade de aprender as tecnologias digitais de informação e comunicação, colocando o aluno como aprendiz ativo e criativo, e não apenas consumidores passivos de tecnologia.

O ensino de robótica é uma ferramenta pedagógica poderosa que acompanha as evoluções tecnológicas e as mudanças na sociedade. As vantagens para o aprendizado de crianças e adolescentes são inúmeras, não apenas no âmbito escolar, mas também no desenvolvimento pessoal e social dos alunos, salientou Kelle Ester, coordenadora do NTM.