Investindo no futuro: Nova Andradina inicia Programa Matemática ProFuturo

 Aula inaugural promovida pela SEMEC ocorreu nesta terça-feira (28), reunindo educadores comprometidos com a qualidade do ensino

Cb image default
Divulgação

    Nova Andradina deu um passo significativo em direção ao futuro da Educação com a realização da aula inaugural do Programa Matemática ProFuturo. O evento ocorreu nesta terça-feira (28), no Centro de Convenções “Silvio Ubaldino de Sousa”, reunindo educadores comprometidos com a qualidade do ensino.

    O Programa Matemática ProFuturo é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC), por meio da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação Básica de Mato Grosso do Sul (FADEB/MS), com a participação da Cátedra USP Ribeirão Preto e o parceiro executor Instituto Crescer para a Cidadania.
    O ProFuturo, principal programa de educação global da Fundação Telefônica, criado em parceria com a Fundação “la Caixa”, tem como missão de reduzir a desigualdade educacional no mundo por meio de um ensino digital de qualidade.
    Desde o lançamento em julho de 2016, o programa já foi implementado em 40 países da América Latina, do Caribe, da África e da Ásia, beneficiando diretamente 3,5 milhões de crianças e indiretamente 16,2 milhões, formando 914 mil docentes e entregando 8.593 maletas de equipamentos e 276.932 tablets.
    O programa visa ser uma referência mundial, alinhando-se ao objetivo 4 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. Busca transformar e inovar a educação, proporcionando melhores oportunidades de aprendizagem por meio da tecnologia.
    O grande propósito do ProFuturo é promover e desenvolver as competências do século XXI necessárias para que crianças, professores e gestores enfrentem os desafios da era digital. Com três modelos de intervenção, incluindo recursos educativos digitais, metodologias inovadoras de ensino e formação de professores, o programa promove uma educação adaptada à era digital.
    A parceria entre o Programa ProFuturo e a SEMEC envolve os professores regentes e de Educação Financeira dos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Esta colaboração será desenvolvida ao longo de dois anos, com acompanhamento presencial e online, além de formações para os docentes das áreas mencionadas e uma plataforma digital para potencializar as atividades.
    A aula inaugural destacou abordagens criativas de ensinar Matemática, buscando tornar o processo de ensino e aprendizagem dinâmico e inovador, proporcionando trocas enriquecedoras entre os educadores participantes. As oficinas, elaboradas pelo Mathema, abordaram temas como Leitura, Escrita e Resolução de Problemas: habilidades básicas para aprender Matemática, assim como Jogos para Ensinar Matemática.
    Este é um marco para Nova Andradina, sinalizando um compromisso contínuo com a qualidade educacional e o futuro promissor de seus estudantes.